Pages

domingo, 14 de agosto de 2011

Fotógrafos - Annie Leibovitz

Um dia desses estava lendo sobre grandes retratos da fotografia mundial. Uma coisa que me chamou a atenção foi ver um nome repetidas vezes: Annie Leibovitz.

Descobri que essa mulher é simplesmente um dos grandes nomes quando o assunto é retratos. Trabalhou como editora chefe de fotografia da revista Rolling Stones por dez anos, ajudando com suas fotos a definir o visual da revista.

Uma de suas marcas registradas é a intimidade dos retratos que faz, trazendo personalidades geralmente em poses descontraídas ou no mínimo impensáveis em outro contexto que não um retrato por Annie Leibovitz

Aposto que você conhece pelo menos uma das fotos que vou por aqui abaixo, só não tinha idéia de quem estava por trás  do click:

 Yoko Ono e John Lennon
Talvez o mais famoso retrato de Annie. Intrigante saber que esta foto foi tirada horas antes de John ser assassinado.

 Lance Armstrong
Este cara simples foi diagnosticado com câncer nos testículos, no pulmão e no cérebro, superou e ganhou o tour de france 7 vezes seguidas. É, ele merece esta bela foto.

 Penélope Cruz e Wood Allen
Não sei bem as circusntâncias em que esta foto foi tirada, mas acho ela tão bonita. As cores frias e a interação entre os dois passam uma ideia tão sei lá, aconchegante. 


June Carter e Johnny Cash
Sr e Srª Cash, momento tão afetivo. Note, como disse antes, a intimidade que Annie Leibovitz tem com os personagens. Chega a ser invasivo.

Iggy Pop
Who's bad?

 Meryl Streep
Entende agora o que eu quis dizer com "poses descontraídas ou no mínimo impensáveis em outro contexto que não um retrato por Annie Leibovitz"?

 Mick Jagger
Annie foi a fotógrafa escolhida para acompanhar a turne dos Rolling Stones para a revista Rolling Stones (nada mais propício né?). Procurando direitinho você acha outro tanto de fotos desse registro.

 Keith Richard
Outro Stone, agora para um campanha publicitária da marca Louis Vuitton. Existe outros montes de retratos dela para essa campanha, todas ótimas.

Rainha Elizabeth II
Annie foi fotografar a toda poderosa rainha da Inglaterra para uma série de documentários da BCC. A história (ou os boatos) é que Annie sugeriu uma foto sem a coroa, ideia totalmente repudiada pela Rainha: "Less dressy? What do think this is?" (Menos vestida? O que você pensa que é isto?). É Annie, tudo tem limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...