Pages

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fotógrafos - Robert Capa

Estava pensando em fazer um post sobre as regras da lomografia, e dentre elas existe uma que manda você se aproximar o máximo que puder do seu objeto. Isso me levou diretamente para uma frase de um célebre fotógrafo: “Se sua foto não esta boa o suficiente, você não esta perto o suficiente.” - senhoras e senhores, Robert Capa.

Este húgaro era conhecido como beberão, apostador, incosequente, e talvez isso tudo tenha o ajudado a ficar marcado na história da fotografia. Capa é um dos principais nomes do fotojornalismo, isso porque cobriu nada mais que cinco guerras entre 1936 na Espanha, a 1954 no Vietnã. Suas fotos sempre foram sinonimo de proximidade, de risco.

Após desafiar a morte algumas vezes, morreu ao pisar numa mina terrestre durante a guerra da Indochina. Morreu com a câmera nas mãos.

Recentemente uma maleta com cerca de 126 rolos de filmes de Robert Capa foi encontrada. O caso virou até filme (e post aqui no Vida Analógica). 

 Paraquedistas descendo na Alemanha. Provavelmente ele próprio tinha pulado antes do click

 Acompanhando a invasão a uma praia. Entende o conceito de proximidade?

 Uma das fotos recuperadas na maleta mexicana perdida

 Capa ia perto, acompanha o exército, e conseguia além de registrar os momentos dos conflitos, momentos de distração.

Agora, por fim, uma das fotos mais famosas de Capa. Conhecida como "The falling Soldier" (algo como ‘o soldado caindo’). Muitas pessoas consideram montagem, outros consideram o resumo perfeito da obra de Robert: O impactante momento da guerra captado o mais próximo possível.

Gosto muito das fotos de Robert Capa, até porque sou um fã da história da guerra. Sua frase é um ótimo conselho a ser seguido, a proximidade faz toda diferença, torna claro o que se deseja mostrar, objetiva o momento do click. Claro que ele foi um pouco além.. não, ele foi muito além, ele foi o mais próximo que pode, e conseguiu.

Mas e você, o que acha das fotos de Robert Capa?

2 comentários:

  1. brother, gostei desse cara! =D as fotos são fantásticas... parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante a historia do Robert Capa. Grande herói ... Parabéns por sua coragem...
    Depois destas batalhas tenho certeza que agora ele esta num lugar de paz em Deus ..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...