Pages

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fotógrafos - Walter Firmo


Conhece este cara aqui do lado? Pois devia. Apresento-lhe Walter Firmo, um dos maiores nomes vivos da fotografia. Carioca do olho afiado, nascido em 1937, começou na fotografia aos 20 anos, como fotógrafo do jornal Última Hora. Por sinal, esta foi uma área em que trabalhou durante muito tempo e onde conseguiu muito destaque. Passou pelas redações do Jornal do Brasil, Revista Realidade, Veja, Isto é, passou um tempo morando em Nova York, fotografando para a Editora Bloch, depois em Paris. Por essas e outras já angariou vários prêmios, o clássico Esso de jornalismo é só um exemplo.

Paralelamente à carreira no fotojornalista, fez vários trabalhos freelancers e talvez aqui seja onde seu trabalho começa a entrar de vez na poesia. Além de vários trabalhos publicitários, fez capas de discos para as extintas RCA e Odeon, clicando Pixinguinha, Tim Maia, Djavan, Chico Buarque e outros.
Cartola


Pixinguinha
  

Walter Firmo é conhecido como o maior fotógrafo colorista do nosso tempo. Para se ter uma idéia, entre 73 e 80, ganhou 5 vezes o concurso Nikon de Fotografia na categoria Cor. Tanto que suas diversas exposições exploraram as cores nas mais variadas possibilidades. Para isso vai atrás de manifestações culturais, pesquisando as festas do folclore brasileiro.

Na pesquisa para este post achei um vídeo no youtube que mostra o próprio Walter falando sobre os cursos “Universo da Cor” e Fabrica de idéias”. É um tanto longo, mas é legal ver que o cara além de um mestre da fotografia parece ser uma pessoa extremamente para cima, energética, exatamente a impressão que passa em suas fotos.



Um dos motivos que me fez postar sobre Walter aqui, foi ler seu site e descobrir que ele só se rendeu à fotografia digital em 2005, com uma Nikon D100. Então viva Walter Firmo e sua fotografia alegre e colorida. Segue uma pequena galeria:

Cartola de novo






Apesar de ser um dos maiores coloristas do mundo, ele também se destaca nas fotos em preto e branco (por sinal, também venceu um concurso Nikon nesta categoria)





3 comentários:

  1. Muito bom!
    Esse blog está fantástico, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara, valeu pelos comentários! Isso só incentiva o trabalho. Qualquer sugestão de post ou qualquer outra coisa entra em contato ai: vidanalogica@gmail ou @vidanalogica =D

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz de ter sido uma das primeiras pessoas a ajudar o Walter a descarregar o material da primeira camera digital dele! hahaha Amo esse padrinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...