Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fotógrafos - Vivian Maier

Vivian e sua Rolleiflex
Um jovem de 26 anos chamado John Maloof, comprou algumas fotografias no leilão de uma casa de penhores com a intenção de ilustrar uma pesquisa sobre a história de sua vizinhança em Chicago. Essas fotografias por sua vez chegaram na casa de penhores através de um corretor, que vendeu algumas caixas de sua inquilina — aparentemente a própria fotógrafa — por falta de pagamento. Maloof ao adquirir as primeiras fotografias em 2007, recorreu a mesma ação na casa de leilões para adquirir várias outras, incluindo rolos de filmes que nunca foram revelados. Até então john não sabia qual era o nome da fotógrafa e supunha apenas que ela era francesa. Em um dos últimos lotes de fotografias adquiridas, John Maloof descobriu sua identidade até então anônima: Vivian Maier. Ao buscar na internet por seu nome, ele encontrou seu obituário com data de falecimento de apenas alguns dias antes.

Vivian Maier (01 de fevereiro de 1926 - 21 de abril de 2009) nasceu em New York mas foi na França que  passou a maior parte de sua juventude. Voltou para os EUA em 1951 onde começou a trabalhar como babá e cuidadora da família Gensburgs. Em suas folgas e nos passeios com as crianças Gensburgs, Maier fotografava o cotidiano das cidades.  Tirando fotos Incessantemente
, ao longo de cinco décadas, ela acabou nos deixando mais de 100 mil negativos, a maioria deles feitos em Chicago e Nova York na segunda metade do século XX.

Usando uma câmera Laica IIIc e varias outras SLR alemãs, a maior parte dos seus negativos são em 120 mm e preto e branco. As fotografias de Vivian possuem carater social tendo as pessoas, principalmente crianças e idosos, como elemento central da sua obra. Com um timming, que se a fotografia fosse matemática eu chamaria de preciso, suas fotos são em maioria espontanea e suas composições cinematograficas.
 





Outras fotos Clique Aqui
Fontes: Site e Blog do John Maloof - seu principal curador, e Revolução Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...