Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fotógrafos: Ansel Adams

Resolvi escrever sobre Ansel Adams depois  de citá-lo aqui no blog - inaugurando a seção de frases – e algumas pessoas me perguntarem “quem é esse cara?”. Pois bem, aqui esta.

 Ansel nasceu em 1902, na Califórnia. Filho de uma família rica que perdeu tudo numa crise financeira. Teve problemas na escola, não se enturmava porque durante o histórico terremoto e incêndio de 1907, que devastou a Califórnia, caiu e deformou o nariz. Foi diagnosticado como hiperativo, desconfiam que ele era disléxico. Teve que estudar em casa, conseguiu um diploma que garantia que ele tinha estudado até a 8ª série. É, uma infância complicada.

Para contrabalançar esse caos todo, ele tinha a natureza. Desde muito novo visitava o as reservas naturais do Golden Gate. Fazia longas caminhadas e como ele mesmo diz, sua vida foi colorida e moldada pela mãe natureza.

Aos 12, resolveu estudar piano. Aos 18 era profissional. Mas largou tudo pela fotografia. O piano tinha lhe dado o controle e disciplina que os anos conturbados da infância não deram. Mais ou menos por ai, visitou o parque nacional de Yosemite, pelo qual se apaixonou e passou a freqüentar todos anos, de 1916 até sua morte. Sua paixão pela natureza o levou a ingressar no Siera Club, um clube de ecologistas que protegia o parque e outras reservas nacionais. A partir de expedições com este grupo passou a fotografar a natureza, fotos que lhe renderam diversas exposições e certa fama.

Suas fotografias se pareciam com quadros, tinha aspectos de ilustrações da natureza. Foi seu encontro com outros grandes fotógrafos e a entrada no grupo F/64 que modificaram um pouco seu estilo. Passou a procurar mais a arte fotográfica, a fotografia pura como falavam no grupo. 

Adams é conhecido por ser um fotógrafo meticuloso e extremamente técnico. Nada escapava ao seu controle durante uma fotografia. Tamanho era seu renome com a técnica fotográfica que escreveu uma série de livros chamados: A câmera, O negativo e A cópia.


Para Adams não existe processo fixo ou ideal de fotografia, todos os elementos são variáveis e controláveis. Os dados e especificações dos fabricantes são dados médios, e se as nossas exigências estiverem acima da média temos que ultrapassar os limites, fazermos experimentações e verificarmos quais os procedimentos irão se adequar às nossas exigências criativas e estéticas.










Nesta última ele já velhinho no parque que tanto amou (e uma velha que acho que não gostava muito de fotografia). Ainda tinha muito pra ser dito sobre este fotógrafo brilhante, um cara que entendia a técnica mas que sabia que ela não é tudo, que devemos sempre procurar o novo e os limites para sermos melhores naquilo que gostamos. Quem sabe num outro post.

6 comentários:

  1. Veeelho, as fotos parecem MESMO pinturas. Incrível!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Realmente a técnica não é tudo, mas sem ela não se faz boas fotos.....deve andar juntas, técnica e sensibilidade.
    Claudio Heldt

    ResponderExcluir
  3. Fiz há muitos anos atrás um curso de "Zone System" com técnicas do Ansel Adams e com um professor Inglês...no SESC Pompeia...tenho ainda as apostilas...tudo analalógico evidente...camera..filmes P&B ...papel ...controle da química para revelação..HC...testes de ponta para saber a exata sensibilidade do filme em mãos...teste de revelação para saber a sensiblidade do papel...enfim...controle total da arte de fotografar em p&b, nada de fazer uma foto p&b somente com variantes de cinzas, sem atingir o b&w puro e sem "açucar ou sal". Amo Ansel Adams e seu legado e preciso saber se a era digital vai se aproximar de sua magistral técnica, que tanto me inspirou nesta arte apaixonante.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, esta velha ao qual você entitula como "e uma velha que acho que não gostava muito de fotografia", é simplesmente a fotógrafa Imogen Cunninghan.


    Sem comentários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariany, era só uma piadinha com a cara emburrada dela. De fato não conheço o trabalho dela, mas vou pesquisar. No mais, sorria.

      Excluir
  5. Só nos deixou saudades poxa :/ ...
    Ansel vc fez pra nós um grande favor
    através de sua fotos... Onde vc estiver .. Estão os anjos de Deus .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...